“Eu estudei 15 anos pra fazer este desenho em 15 minutos”. Provavelmente você já tenha visto essa charge por aí, não é mesmo?! Ela retrata muito bem a percepção errônea que temos daquilo que aparentemente outros profissionais fazem com muita facilidade e destreza. Quando é este o caso, certamente o fazem porque investiram ali muito tempo, estudo e dedicação.
A mesma coisa acontece na medicina perioperatória. Há quem ache que o anestesista é um profissional genérico da área da saúde, o que não é verdade. Possui vasto conhecimento de anatomia, fisiologia, farmacologia, emergências e reanimação.
O anestesista é um médico altamente capacitado, com 6 anos de graduação médica e 3 anos de especialização.
Alguém que precisa ter um conhecimento profundo do corpo humano e de sua fisiologia, da capacidade de resposta do organismo e das questões técnicas da realização da cirurgia a qual o paciente irá se submeter. Ele permanece na sala durante toda a cirurgia, acompanhando a sedação, os batimentos cardíacos e outros sinais vitais do paciente, para se assegurar de que tudo corra bem.
Muitas vezes a gente se esquece disso, mas a anestesia vai muito além do simples ato de fazer dormir! É a arte de proteger o paciente de qualquer evento indesejável no intraoperatório, seja ele previsível ou inesperado. Há todo um fluxo de fluídos no corpo e um ritmo que precisa ser constante e não pode parar. A acuidade do profissional anestesista garante que você não tenha sequelas ou, em casos inevitáveis, tenha o mínimo de sequelas possíveis em decorrência daquela cirurgia. Durante a cirurgia, uma complicação pode levá-lo a sequelas graves ou até mesmo à morte, em menos de 3 minutos!
Por isso, o anestesista fica o tempo todo ao seu lado, observando monitores e complicações da cirurgia, a fim de poder intervir rápida e assertivamente para que suas funções vitais sejam preservadas…
“não é sobre dormir…é sobre acordar bem!”
O médico anestesista é um dos grandes responsáveis pela sua saúde e bem estar, antes, durante e após a cirurgia.
Agora você já sabe! Compartilhe esse artigo com alguém que precisa saber disso.
Disseminar informação de qualidade é sinônimo de carinho, respeito e comprometimento com a verdade.
Foto capa pressfoto para Freepik. Foto menor peoplecreations para Freepik. Gif por Dr. Anderson Alcoforado
Comentários recentes