A avaliação pré-anestésica (APA) é fundamental no preparo do paciente cirúrgico. Entre suas vantagens estão a redução dos custos com cuidados pré-operatórios, diminuição da ansiedade do paciente e melhor desfecho pós-operatório. 

A consulta pré-anestésica consiste em uma avaliação clínica especializada para otimizar o manejo do paciente no perioperatório e mitigar os potenciais riscos do ato anestésico-cirúrgico, assegurando a documentação e registro de doenças, hábitos e o uso de medicações contínuas que necessitam de suspensão ou ajustes antes do procedimento (anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, moduladores de apetite, fitoterápicos etc.).

Guiada pelo anestesiologista, a consulta apresenta uma solicitação mais seletiva e individualizada de exames laboratoriais, além de encaminhamentos para especialistas somente quando indicados. Desta forma, reduzimos custos dos cuidados de saúde e a ansiedade do paciente frente a solicitações desnecessárias.

Na consulta, o anestesiologista realiza avaliação rigorosa das vias aéreas, investiga histórico de alergias e de intercorrências em outros procedimentos, além de fornecer informações essenciais do cuidado pré-operatório, como: abreviação do jejum prolongado, solicitação para retirada de próteses dentárias móveis, evitar o uso de cosméticos e acessórios e esclarecimento de dúvidas sobre a técnica anestésica proposta para o respectivo procedimento.

 A consulta com o anestesiologista apresenta vantagens indiscutíveis, como redução do nível de ansiedade dos pacientes e melhor aceitação da técnica anestésica proposta, menos casos de cancelamento e atrasos de cirurgia no dia agendado, custos hospitalares mais baixos, além de favorecer o vínculo e transparência na relação médico/paciente.

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina número 2174/16 é recomendável a realização de consulta pré-anestésica em caráter ambulatorial, antes da admissão na unidade hospitalar, inclusive para procedimentos menos complexos.

Foto: Direct Media from StockSnap