A DG Medicina Perioperatória está comemorando o sucesso da primeira edição do Prêmio Ovando Gomes Ventura – festa que nasceu para reverenciar e aplaudir o talento de profissionais da medicina e saúde. O evento para 150 pessoas aconteceu na noite de 10 de novembro de 2021, no Espaço Paulista no Jardim Anália Franco, em grande estilo. Nesta primeira edição, o prêmio contemplou as categorias Reconhecimento e Contribuição Ao Ensino, Residência Médica 2020, Ensino e Pesquisa, Gestão na Pandemia e Linha de Frente Covid, premiando ao todo 7 profissionais das respectivas áreas.

A noite foi de muita emoção. O próprio nome do prêmio foi uma homenagem a três médicos e amigos que a DG perdeu no enfrentamento da pandemia. Familiares dos doutores Vitor Hugo Ovando Fuentes, Diamir Gomes e Eddie Enrique Dorado Ventura, estiveram presentes para receber as homenagens. Em seguida, a primeira premiação da noite foi para mais um profissional que a medicina perdeu para a Covid. Mestre em Medicina e referência na Anestesiologia Veterinária, Dr. Flávio Massone recebeu o prêmio Formação de Profissionais – Reconhecimento e Contribuição ao Ensino. Seu filho, o também médico anestesiologista Danilo Massone, subiu ao palco para receber a homenagem. Em sua brilhante carreira, Dr. Massone foi responsável por desenvolver um respirador artificial em forma de maleta para cirurgias em animais de grande porte.

Na categoria Ensino e Pesquisa, os destaques foram para Residência Médica 2020 e Ensino e Pesquisa. Os agraciados com o prêmio Ovando Gomes Ventura deste ano foram a anestesiologista Dra. Agnes Souza Oliveira Jansen Melo (melhor nota de São Paulo na prova de ME3 e segunda maior nota do Brasil) e o Dr. Emílio Carlos Del Massa (maior produtor de artigos científicos da DG nos últimos 5 anos, entre tantas qualificações).

O Complexo Hospitalar Santa Marcelina roubou os holofotes na categoria Articulação e Gestão da Covid, que contemplou a Irmã Rosane Ghedin e o Sr. Fabrício Santana Ferreira, respectivamente Diretora Executiva e Gestor do Hospital Santa Marcelina. O complexo, que conta com aproximadamente 1700 leitos (sendo 180 deles UTIs), se destacou na pandemia por seu índice de recuperados muito acima da média nacional.

O destaque em Linha de Frente Covid premiou 2 anestesiologistas do estado de São Paulo. O primeiro deles foi Dr. Eduardo Borges de Oliveira, por seu protagonismo na Frente de Covid de Ribeirão Preto. Também foi agraciado com a honraria o Dr. Caio César Barbosa Fonseca, pela coordenação impecável dos serviços de UTI dos anestesistas da DG na pandemia.

Subiram ao palco para prestar homenagens a todos os agraciados com o prêmio e demais médicos e profissionais da saúde os doutores Daniel Garcia Jr. (atual Presidente e fundador da DG Medicina Perioperatória), o Vice-Presidente da casa Dr. Anderson Maruí, o Diretor de Qualidade Dr. Anderson Alcoforado e o Diretor de Ensino e Pesquisa Dr. Marcelo Pedott.

O prêmio Ovando Gomes Ventura veio para ficar.

Fotografia – Bruno Lanzone