Anestesista é médico! Talvez você ainda não tivesse pensado sobre isso, mas o médico anestesista é um profissional altamente qualificado que precisa ter um conhecimento profundo do corpo humano e do tipo de cirurgia que ele está acompanhando para garantir o conforto e segurança de seu paciente. Ele precisa garantir não somente que o paciente permaneça sedado (quando o procedimento requer) e sem dor, mas que seja capaz de acordar bem e ter a melhor recuperação possível.

A área da medicina em que atua o anestesista é conhecida como Medicina Perioperatória, e requer muito estudo e treinamento. Após completar a formação em medicina (6 anos), o médico interessado em se especializar nessa área precisa fazer uma residência médica em anestesiologia que geralmente tem o prazo de 3 anos. Durante a residência, o profissional tem contato com diversos tipos de cirurgias e de anestesias adequadas a cada procedimento.

Depois de completar a residência, que é a especialização médica, o profissional pode ainda querer se aprofundar ainda mais em algum tipo específico de prática anestésica, como anestesiologia pediátrica, ou anestesiologia crítica. Essas especialidades requerem um treinamento adicional, e tornam o profissional ainda mais qualificado para cirurgias muito específicas.

Ao contrário do que muitos pensam, o anestesista não é alguém que “aplica uma injeção” somente. O médico anestesista permanece ao lado do paciente durante toda o procedimento cirúrgico, monitorando seus batimentos cardíacos, respiração etc. É sempre importante que você conheça e converse com seu anestesista antes da cirurgia. Ele vai explicar exatamente o procedimento anestésico que você irá passar e também garantir os cuidados para um pós-operatório seguro e sem dor.