O assédio moral é uma forma de violência psicológica que ocorre no ambiente de trabalho e pode ter efeitos graves na saúde mental dos indivíduos afetados. Mesmo que você seja um profissional da área da saúde (incluindo médicos, enfermeiros e outros funcionários do hospital) e esteja ciente dos impactos desse tipo de violência psicológica, muitas vezes é preciso um olhar de fora para identificar o adoecimento.
O assédio moral se caracteriza por atitudes e comportamentos hostis ou desrespeitosos, como humilhação, isolamento, discriminação e ameaças. No ambiente de trabalho, os efeitos na saúde da pessoa afetada podem ter consequências graves também na qualidade do cuidado aos pacientes. Assédio moral persistente pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e estresse, e pode afetar a capacidade dos profissionais de desempenhar suas funções de maneira eficaz e segura.
Essas ações são direcionadas a um indivíduo ou grupo de indivíduos e são repetidas ao longo do tempo. Ele pode ser difícil de detectar, pois muitas vezes é sutil e pode ser confundido com comportamentos normais no ambiente de trabalho. No entanto, os efeitos podem ser devastadores para as vítimas, incluindo ansiedade, depressão, estresse, problemas de saúde física e até mesmo tendências suicidas.
Mas o que caracteriza o assédio moral? Basicamente podemos dizer que humilhação, isolamento, discriminação e ameaças por parte de colegas de trabalho ou superiores. Na prática, toda ofensiva hostil para com um profissional pode ser considerada assédio moral além de, eventualmente, implicar em crimes como racismo, homofobia, etc. Quando identificado, é fundamental que os indivíduos afetados recebam apoio e ajuda para lidar com as consequências do assédio moral. Isso pode incluir terapia, grupos de apoio e ajuda jurídica.
Do lado das instituições de saúde, é importante que tenham políticas e procedimentos em vigor para lidar com o assédio moral. Elas podem incluir treinamentos e capacitações que tornem seus profissionais aptos a identificar o problema e saibam como relatar o incidente a seus superiores. Os líderes e gerentes da instituição devem estar preparados para lidar com o assédio moral e saber como identificar e abordar esses comportamentos de maneira eficaz.
Nós, da DG Medicina Perioperatória, estamos sempre atentos para eventuais episódios de assédio (moral ou não) e repudiamos veemente sua prática. Para isso, dispomos de um canal de ouvidoria para que nossos colaboradores e sócios possam ser assistidos da melhor maneira possível.
O nosso canal de ouvidoria fica na área para os médicos. Acesse com sua senha e role a página. Você acessará um formulário para ouvidoria.
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