Você tem medo de anestesia? E anestesia geral? Se não tem, aposto que conhece muitas pessoas que já verbalizaram esse medo pra você.
A anestesia geral, embora prática muito frequente, desperta diversos sentimentos e pensamentos equivocados que estão arraigados no imaginário coletivo. Se você quer saber mais sobre a Anestesia Geral, neste artigo vamos te contar por que você não precisa ter medo dela.
O medo de “apagar” talvez seja o maior motivo para tanto pânico na hora de se submeter a anestesia geral. Mas não há motivos para temer, pois complicações decorrentes da anestesia geral são consideradas raras. De acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologia a taxa de mortalidade em pacientes submetidos a anestesia geral é de 1 a cada 100.000, ou seja, 0,0005%. As complicações se tornam muito mais baixas em pacientes saudáveis e submetidos a cirurgias menos complexas.
Atualmente com toda a inovação e tecnologia, todas as etapas no processo de anestesia se tornaram mais seguras. A presença de equipamentos para monitorização de Sinais Vitais, monitoramento no nível de consciência, controle de perda sanguínea, além de medicamentos e anestésicos com ampla margem de segurança e baixas reações adversas, possibilitando a escolha de acordo com as características individuais do paciente e tipo de cirurgia.
Lado a lado com o paciente
Você pode não saber o que está acontecendo enquanto você está “apagado”, nem como será a sua cirurgia. Mas uma coisa você pode ter certeza. O anestesista estará lá o tempo todo com você. Isso porque o Conselho Federal de Medicina estabeleceu essa prática como obrigatória em todo procedimento cirúrgico. É o médico anestesista que monitora seus sinais vitais e garante que você não acorde nem sinta dor no meio do procedimento. Para se tornar ainda mais segura e tranquila, é recomendado que você consulte seu anestesista antes da cirurgia e no pós-operatório.
Ele irá recomendar a realização e avaliação dos exames e fazer o controle e indicação, quando necessário, de tratamento de patologias em pacientes de alto risco antes de você fazer a cirurgia. Essas são condutas obrigatórias na DG Medicina Perioperatória. Nossa missão é proporcionar a melhor experiência para nossos pacientes. Se você ainda tem dúvidas e inseguranças quanto a Anestesia Geral, fale conosco através dos nossos canais de atendimento.
Comentários recentes