No artigo de hoje, vamos falar de uma doença muito popular, mas que poucas pessoas conhecem a fundo: o Diabetes Mellitus – doença que afeta 14 milhões de brasileiros segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Se fizermos uma rápida enquete pelas ruas, a maioria das pessoas irá definir o paciente diabético como alguém que não pode comer açúcar.
Mas existem várias outras particularidades a respeito desta condição que vamos conhecer agora. Há vários fatores possíveis para que uma pessoa se torne diabética, como hereditariedade, alimentação, idade, entre outros. A principal característica do Diabetes é que ele provoca um déficit na metabolização de carboidratos devido à incapacidade do pâncreas da pessoa afetada em produzir insulina. Em outras palavras, o açúcar desses carboidratos não é “quebrado” devidamente e se acumula no sangue, causando um fenômeno conhecido por hiperglicemia.
É importante sabermos que há dois tipos de Diabetes – que de fato são duas doenças diferentes, porém muito semelhantes.
O Diabetes tipo 1 é caracterizado por uma destruição autoimune das células pancreáticas produtoras de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue. O tipo 1 é uma condição definitiva: o pâncreas para progressivamente de produzir insulina. Embora seja o tipo menos comum de Diabetes (5 a 10% dos casos), o tipo 1 aparece geralmente na infância, mas também pode se manifestar mais tarde. Pacientes com esse tipo de diabetes precisam receber injeções diárias de insulina para manter o controle da glicemia no sangue.
Já o Diabetes tipo 2, mais comum, é uma doença crônica que pode ter origem genética. Ele ocorre por uma resistência à ação desse hormônio. O pâncreas produz insulina, mas ela não é suficiente. Devido a vários fatores, como má alimentação e sedentarismo, o número de pacientes diabéticos é cada dia maior. Em virtude disso, aumenta também o número de cirurgias realizadas em decorrência de problemas relacionados ao Diabetes. Elas incluem cirurgias da visão, cardíacas, amputações entre outras.
No próximo artigo, vamos conhecer alguns cuidados que devem ser tomados pelo paciente diabético antes da realização de uma cirurgia. Gostou? Curta e compartilhe com alguém que pode se beneficiar desse conhecimento. Até a próxima.
Colaboração Dra. Agnes Jansen – CRM 195.153
fotos: PxHere (maior) – Adalia Botha on Unsplash (menor)
Comentários recentes