Dentre as muitas especialidades médicas existentes, talvez uma das mais importantes e polivalentes seja a Anestesiologia. O dia pode começar com a anestesia de um prematuro e terminar com a cirurgia de um idoso de 98 anos. Tal polivalência, exige um intenso treinamento e amplas habilidades técnicas. Pois a anestesiologia não é só “colocar para dormir”, mas sim enxergar cada cirurgia, cada procedimento, cada paciente como ÚNICO: Estudar o caso, as patologias prévias, as comorbidades… pensando na melhor estratégia antes, durante e também após a cirurgia. É saber conduzir o paciente grave, adulto ou criança, mesmo sem nenhum preparo como nas cirurgias de emergência… É controlar a dor dos que sofrem… É estar ao lado do paciente quando ele mais precisa… é dar segurança ao cirurgião nos momentos delicados. Tudo isso sem renunciar aos estudos constantes, já que novos métodos e tecnologias surgem a todo momento… Ser Anestesista é sempre antecipar os problemas, e estar pronto a responder quando eles acontecem. E é isso que vocês, novos residentes do SANTA MARCELINA podem esperar!

POR QUE FAZER ANESTESIOLOGIA NO SANTA MARCELINA?

Por se tratar de um complexo hospital quaternário, com uma ampla gama de especialidades cirúrgicas de pequeno, médio e grande porte (incluindo cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia hepática, vascular, torácica, pediátrica entre outras) os jovens residentes terão a oportunidade de participar de diversos procedimentos, sempre com a assessoria de um preceptor preparado e experiente para ensinar e orientar cada passo do processo. Além das cirurgias, estágios em outros setores (como ressonância, hemodinâmica e UTI adulto e infantil), acrescentarão valiosas experiências para sua formação. Tudo isso sem esquecer a produção científica, tão importante para o crescimento científico individual e curricular de todos.

SERÁ QUE TENHO PERFIL PARA ME TORNAR ANESTESIOLOGISTA?

O médico anestesista é, em sua natureza, um profissional multidisciplinar – trabalha com todas as especialidades médicas que envolvam a atividade cirúrgica. Por isso, ele precisa ter:

  • Ter planejamento (já prevendo o inesperado);
  • Ser atencioso com os detalhes;
  • Ter raciocínio sobre algoritmos;
  • Calma e liderança;
  • Capacidade de decisão e de desencadear empatia e transmitir segurança trabalhando em equipe;
  • Destreza manual;
  • Boa estrutura argumentativa (necessário interagir com familiares, cirurgiões ou equipes de apoio).

A anestesiologia é uma especialidade maravilhosa, mas exige conhecimento e controle emocional em momentos de crise, muita disposição para acordar cedo todos os dias, determinação para cumprir sobreavisos, muito bom humor para lidar com nossa enorme carga de estresse e serenidade nas relações com as equipes multiprofissionais.

A versatilidade deste profissional o torna um profissional bastante desejado no mercado, porém é importante saber, que bem frequentemente trabalhamos no limite entre a vida e a morte – o que nos impõe uma tensão adicional no dia a dia. No entanto, a vitória sobre a morte dignifica a nossa especialidade e nos dá um retorno que é impagável: o bem-estar de nosso paciente.

Esteja pronto para ingressar na RESIDÊNCIA DE ANESTESIOLOGIA 2022 do HOSPITAL SANTA MARCELINA.

Estamos esperando sua chegada de portas abertas!